domingo, 31 de outubro de 2010

Fichamento: Mediação Pedagógica na Educação à Distância.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CURSO DE LICENCATURA EM CIÊNCIA BIOLÓGICAS
PÓLO PRESENCIAL ‘PROF. MANOEL FERREIRA ROCHA’
PROPRIÁ – SERGIPE
ALUNA: ANGELA LOIOLA SOUZA

Mediação Pedagógica na Educação à Distância.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BELLONI, Maria Luisa. Educação a Distância. Campinas, Autores Associados, 2006.
BRASIL. Lei no. 9.394, de 20 dez. 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
____. Portaria no. 4.059, de 10/12/2004.
____. Decreto no. 5.622 de 19/12/2005. Diário Oficial da União, 20/12/2005.
LOBO NETO, Francisco José da Silveira. Regulamentação da Educação a Distância: caminhos e descaminhos. In Silva, Marco (org.). Educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

Palavras Chave: Educação a Distância, tutoria.

A Educação à distância veio para ficar. Um ponto a ser considerado na expansão da educação a distância é a implementação da Universidade aberta do Brasil (UAB) e tem o compromisso de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país.
A Secretaria de Educação a Distância do MEC tem a expectativa de que essa forma de ensino contribua significativamente no atendimento da demanda de formação ou capacitação de mais de um milhão de professores para a educação básica.
O marco legal da expansão da EaD no Brasil foi o artigo 8° da LBD (Lei (9.394 de 1996) cujo caput dispõe que “o poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.”
Não há dicotomia radical entre presencial e a distância, enquanto determinantes de concepções antagônicas de educação. É preciso deixar bem claro que a EaD não prescinde de professor, como se sua mediação pedagógica pudesse ser exercida por técnicos, especialistas em informática.
O tutor é o mediador de um processo de ensino – aprendizagem onde uma das coisas mais importantes é que o aluno aprenda a aprender. Saber estudar, saber ler e interpretar um texto, saber escrever, saber argumentar, são competências que podem e devem ser estimuladas pelos tutores.
Para que isso ocorra, é preciso que se tenha uma estrutura sólida, e todas as pessoas envolvidas se engajem nesse novo sistema de ensino que é a Educação a Distância.

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