domingo, 31 de outubro de 2010

Fichamento: Formação Superior, Educação a distância e os pilares da educação contemporânea.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CURSO DE LICENCATURA EM CIÊNCIA BIOLÓGICAS
PÓLO PRESENCIAL ‘PROF. MANOEL FERREIRA ROCHA’
PROPRIÁ – SERGIPE
ALUNA: ANGELA LOIOLA SOUZA

Formação Superior, Educação a distância e os pilares da educação contemporânea.

Referencias:
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Org.). A formação do cidadão produtivo: a cultura de mercado no ensino médio técnico. Brasília, DF: Inep/MEC, 2006.
LINARD, M. New debates on learning support. Journal of Computer Assisted Learning, Oxford, v. 11, n. 4, p. 239-253, 1995.
RAMOS, Marise N. O projeto unitário de ensino médio sob os princípios do trabalho, da ciência e da cultura. In: FRIGOTTO, Gaudêncio.; CIAVATTA, Maria (Org.). Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2004. p. 37-52.


Palavras Chave: Educação a distância, autonomia.


O ensino a distancia pode ser instrumento eficaz nas demandas de educação permanente da sociedade atual, uma vez que pode facilitar a aprendizagem ao longo da vida e pode contribuir, ao mesmo tempo, na igualdade de chances de acesso à formação sem sacrificar a qualidade do ensino.
Saber-ser, saber-fazer e aprender a aprender são diferentes e complementares processos sócio- educativos exigidos na atualidade que tem como pressuposto a liberdade e a autonomia para o acesso ao conhecimento.
Para Delors (1998) a educação deve ancorar-se em pilares básicos, os quais devem fundamentar quatro tipos de aprendizagem: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser.
A formação a distancia se estrutura sobre os fundamentos da autonomia e da liberdade para a aprendizagem.
Contudo, é preciso investimento na pesquisa e na estruturação de cursos destinados ao desenvolvimento de competências tecnológicas dos “atores” envolvidos na EaD. Essa nova modalidade de ensino está em sintonia com as bases da educação dos dias atuais.

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