sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O Papel do professor-tutor


O trabalho principal do professor tutor é o de orientar o aperfeiçoamento
progressivo das competências profissionais do aluno, tendo como referência os objetivos
específicos estabelecidos nos Cadernos Pedagógicos que constitui importante oportunidade
para o aluno relacionar o exercício didático de realização das atividades com as situações
concretas da sua prática pedagógica, de modo a aperfeiçoar continuamente essa prática. O
professor-tutor conduz esse processo de forma contínua e dinâmica, de modo a auxiliar o
aluno no alcance progressivo dos seus objetivos de aprendizagem.
Nesse sentido, ele avalia as atividades desenvolvidas em equipe; incentiva os
alunos a desenvolverem permanentemente a sua auto-avaliação e a avaliação coletiva do
grupo, da atuação do professor-tutor e do professor gestor daquele conteúdo em estudo,
bem como, de sua atuação nos encontros presenciais.
Essa função tutorial privilegia a mediação pedagógica, entendida por
vários autores, como Vygotsky (1984) que destaca a importância da relação e da interação
com outras pessoas como origem dos processos de aprendizagem e desenvolvimento,
enfatizando que o conceito de aprendizagem passa a ter significado mais abrangente,
sempre envolvendo a interação entre os indivíduos no processo.
Está, também, apoiada na mediação pedagógica a conhecida fala de Paulo Freire,
quando nos diz que ninguém educa ninguém, a gente se educa na relação mediatizada pelo
mundo, onde professor e aluno são sujeitos do processo, mediadores, um do aprendizado do
outro.

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